sábado, 5 de novembro de 2011

A VIDA E UM CAFÉ... REFLEXÕES!


Esta não foi uma semana muito tranquila. Tomei muitos cafezinhos para animar, focar, sei lá pra que. Mas hoje, relendo alguns escritos guardados dos quais não tenho registro de autoria, vi que não saboreei os "cafés", nem a vida e as realizações do meu trabalho. Leiam as reflexões abaixo, mas não deixe de saborear o seu café!

Primeiro café: 
"Alguns ex-alunos foram visitar um professor universitário. E conversavam sobre stress no trabalho e na vida. 

O professor foi à cozinha e retornou com um bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal e disse para se servirem. Quando todos estavam de xícaras em punho, ele diz:

- vocês pegaram as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas. Normal que queiram o melhor para si, mas isto é a fonte dos seus problemas e stress. A xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo. Vocês realmente queriam o café, não as xícaras, mas ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros. A Vida é o café. O emprego, dinheiro e posição social são as xícaras e são apenas ferramentas para sustentar e conter a Vida. O tipo de xícara que temos não define, nem altera nossa qualidade de Vida. 

Quando nos concentramos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu.

Saboreie o seu café!"


Segundo café: 
"Um professor, diante de sua classe de filosofia, pegou um pote de maionese, grande e vazio, e o encheu com bolas de golf.

Perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e estes disseram que sim. Ele pegou bolas de gude e jogou dentro do pote até preencher os vazios entre as bolas de golf e voltou a ouvir de seus alunos que SIM o pote estava cheio.
Depois, pegou areia e preencheu os espaços vazios e os alunos, responderam que o pote agora definitivamente estava cheio.

O professor pegou um copo de café e encheu todos os espaços vazios do pote. O professor lhes falou:

- Quero que entendam uma coisa: o pote de maionese representa nossas vidas
As bolas de golf são as coisas mais importantes, Deus, a família, os filhos, os amigos; coisas que, mesmo perdendo todo o resto, ainda assim, as nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade.

As bolas de gude são o trabalho, a casa bonita, o carro novo etc. A areia são todas as pequenas coisas, mas, se a tivéssemos colocado em primeiro lugar, não haveria espaço para as bolas de golf.

Amem a Deus! Brinquem com seus filhos, divirtam-se em família, dedique tempo a vocês mesmos, mas ocupem-se das bolas de golf, em primeiro lugar! O resto é apenas areia.

Um aluno perguntou e o café? O café, respondeu o professor, serve apenas para demonstrar que sempre deverá haver lugar para tomar um café com um amigo."

Nunca se esqueçam de quando puder e quiser, de me fazer o convite:

- Vamos tomar um café? 

Irei com todo o prazer que a vida nos oferece a partir de uma amizade sincera.

Um forte abraço!
Samuel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o artigo ou o Blog